quarta-feira, 29 de junho de 2011

Lei de Gay-Lussac




    1. Gay Lussac (físico e químico francês), teve suas contribuições na Química, e uma delas é a lei da combinação de volumes, que é também conhecida como Lei volumétrica, que define o princípio de que nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases participantes de uma reação têm entre si uma relação de números inteiros e pequenos. 


      Lei de Gay-Lussac que aborda tanto a Química como a Física é a lei dos gases perfeitos: sob volume constante, a pressão de uma quantidade constante de gás aumenta proporcionalmente com a temperatura. A fórmula que permite calcular este princípio é a seguinte: 


      P = K
            T

      onde: 


      P é a pressão do gás 
      T é a temperatura do gás (em kelvins) 
      k é uma constante 


      Resumindo: 
      A proporção volumétrica dos gases em uma reação são volumes medidos na mesma pressão e temperatura e são constantes.A lei de Gay-Lussac representa um caso particular da lei dos gases ideais. Refere-se à forma como a pressão e a temperatura de uma dada massa de gás variam, mantendo-se o volume constante. Assim, a lei de Gay-Lussac pode ser enunciada da seguinte forma: volume constante, a pressão exercida por uma massa fixa de gás é directamente proporcional à sua temperatura absoluta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário